Dúvida de um internauta:

“…Gostaria de saber se existe diferença entre as seguintes cirurgias: blefarorrafia e blefaroplastia (ambas são cirurgias das pálpebras)”.

 

A blefarorrafia pode  simplesmente ser definida como uma sutura reparadora da pálpebra, como em  http://bemfalar.com/significado/blefarorrafia.html

Ou ainda em referência à sutura das pálpebras, para diminuir a fenda palpebral. F. gr. Blepharon (pálpebra)+raphe (sutura)+ia  como definido em: http://dicionarioonline.net/dicionario-online-blefarorrafia.html

Já a blefaroplastia é um procedimento cirúrgico que consiste em reformar uma pálpebra destruída ou deformada. F. gr. Blepharon (pálpebra)+plassein (modelar) +ia .Emhttp://dicionarioonline.net/dicionario-online-blefaroplastia.html

 

Outra definição: a blefaroplastia é um procedimento cirúrgico que implica em sutura palpebral para correção de trauma ou para redução da abertura das pálpebras. E pode ser usado como sinônimo de tarsorrafia. Isso de acordo com o Dicionario Digital de Termos Médicos em www.pdamed.com.br/diciomed/pdamed_0001_03539.php

 

Ou ainda, ”…a blefaroplastia é a cirurgia para correção de deformidades das pálpebras. Geralmente são deformidades adquiridas com o envelhecimento facial, pela perda da elasticidade da pele (ritidose ou rugas); pela queda dos tecidos: pele, músculos, gordura; também podem ser anomalias do crescimento, deformidades adquiridas por traumatismo ou outras doenças”.

“…a blefaroplastia visa corrigir o excesso de pele, músculo e gordura nas pálpebras, assim como melhorar sua posição. O tratamento cirúrgico, na maioria das vezes, é feito através de cortes no sulco da pálpebra superior e na linha logo abaixo dos cílios na pálpebra inferior, com pequenas extensões laterais acompanhando rugas naturais já existentes. A pele e músculo excedentes são retirados e a gordura herniada é tratada. No final, a pele é suturada e se acomoda a nova estrutura”, conforme descrito em:

http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?47

 

Segundo a Wikipédia, a blefaroplastia é uma cirurgia estética destinada a remover a pele enrugada e descaída das pálpebras superiores e/ou inferiores.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Blefaroplastia

 

Em resumo, o termo blefarorrafia se refere à sutura palpebral, (“costura” ou “fechamento, ou ainda re-união das várias camadas de tecidos que constituem a pálpebra”, seja na reconstrução anatômica da mesma, após traumatismo ou na tentativa de fechar mais a fenda palpebral -a porção entre as duas pálpebras, superior e inferior- que quando muito ampla acaba desnudando o olho, em situações de exposição excessiva do mesmo e risco de complicação corneana (ulcera de córnea p. ex.). É também uma das fases da blefaroplastia, quando depois de feitas as modificações previstas no planejamento cirúrgico, o cirurgião “fecha” o (s) corte(s) realizados durante o procedimento. Neste momento ele está executando uma blefarorrafia (sutura da pálpebra).

Mas na maioria das vezes o termo blefarorrafia é usado apenas como sinônimo de tarsorrafia, ou seja, diminuição (ou eliminação) cirúrgica da fenda palpebral. O ato de “costurar ou fechar a ferida palpebral” é referido apenas como sutura palpebral.

Abs,