“Sou jovem e não sou míope, mas desde pequena vejo umas bolinhas em todo lugar, elas são coloridas algumas grandes outras pequenas. Só consigo vê-las quando foco a visão ou quando me lembro delas. Elas não fazem sombras nem interferem na minha visão. Gostaria de saber se são moscas volantes, se é normal e se tem cura!”

As sensações visuais incomuns como a que você descreveu são fenômenos que podem traduzir o que se conhece como mosca volante, sim. Mas o fato de serem coloridas e somente “bolinhas”, pode significar que não estejamos identificando corretamente essas impressões visuais!

Como não são brancas, você é jovem e suponho que o sintoma seja bilateral (nos dois olhos), alem de você ter informado que nesses momentos em que vê as “bolinhas coloridas” a visão não fica alterada , não deve ser hialite ou hialose asteroide. A sínquise cintilante é um processo degenerativo caracterizado pela deposição de cristais de colesterol dentro do olho. Usualmente é secundária a trauma ou inflamação ocular, as opacidades são multicoloridas e brilhantes, mas é bastante rara.

Outras vezes, essas sensações visuais incomuns podem ser interpretadas como fazendo parte de um conjunto de sinais e sintomas relativos a alterações na condução elétrica do encéfalo (cérebro). Nesse caso são descritas como sensações ópticas em forma de círculos ou bolas coloridas em frente aos olhos e devem ser reportadas ao neurologista.

A cura depende do diagnostico. O entendimento da causa do sintoma é necessário para se pensar na solução. Uma descrição dos sintomas rica em detalhes ajuda a pensar na causa provável das sensações ou percepções visuais incomuns. O exame oftalmológico minucioso dos segmentos anterior e posterior dos olhos identifica a causa e confirma o diagnóstico, se existir alteração ocular.

Caso contrário, as queixas devem ser analisadas pelo neurologista.