“Recentemente todas as manhãs quando acordo, logo que eu abro os olhos vejo as “sombras” das veias dos meus olhos por um breve instante e depois elas somem. São como teias mas aparece somente quando acordo. Gostaria de saber se devo procurar urgentemente um oftalmo ou se é algo comum ou natural”.

A gente “não vê” “as sombras das veias dos olhos”… Tudo que se vê e que não corresponde a imagem de objeto real é chamado de “alucinação visual”. Bem diferente das “moscas volantes” citadas em varias postagens neste blog.

Elas, as “alucinações visuais” podem acontecer com a mudança da posição do corpo (de deitado para a posição sentada ou de pé) ao acordar. Mas são sintomas que merecem atenção. Ainda mais se acontece ao mesmo tempo a sensação de cabeça oca, de atordoamento ou tonteira. Ou ainda zumbidos em paralelo ao sintoma visual.

Se fosse a qualquer hora do dia, o sintoma visual poderia sugerir fenômeno visual por “irritabilidade encefálica”.

Podem se originar na redução temporária do fluxo de sangue na região do córtex visual que, com os ajustes fisiológicos depois de alguns minutos, cessam.

Ainda assim, se é um sintoma novo, que nunca esteve presente…o corpo está avisando que precisa de ajuda para retornar o equilíbrio anterior. Aproveite a “dica” dele, organismo, e busque a causa (um neuro-oftalmologista pode ajudar).

Caso não seja detectada disfuncionalidade (pelo neuro-oftalmologista), um otorrino e/ou pneumologista deve avaliar a qualidade de oxigenação cerebral durante o sono.

Você disse que gostaria de tirar uma dúvida antes de procurar um oftalmo!

Não espere para buscar ajuda! A única conduta que não aconselho é não aproveitar a sinalização do organismo para ajudá-lo a melhorar o nível de homeostasia (capacidade de recuperação da saúde)

Após alguns anos em desajuste…ele, corpo, termina por não conseguir mais funcionar como deveria e aí…surge a doença.

Então…mesmo que amanhã o sintoma desapareça, busque o médico para um check-up.

Espero ter ajudado!

 

Anúncios