Algumas alterações visuais que você refere:

…Vejos pontos prateados ou cintilantes (podem ter origem neurológica, cardiovascular e/ou oftalmológica)
…Quando eu olho um pouco mais fixamente e viro pro lado parece que levo a imagem junto, o contorno do que eu estava olhando como se fosse uma foto…
…Quando dirijo em estradas, com o olho bem fixado à frente e paro para descansar ou apenas olho pro lado, onde estou olhando a imagem parece continuar a andar a se movimentar como se fosse a estrada
…Quando olho alguma coisa xadrez, quadriculada ou com muitas linhas a minha visão dá uma tremida somente em cima dessas linhas, como se o xadrez e as linhas se movimentassem rapidamente e depois voltassem ao normal.


Como oftalmologista clínica não tenho o conhecimento necessário para imputar apenas ao olho essas alterações visuais. Embora entenda que a percepção visual possa estar alterada em várias situações mais comuns como nas alterações da binocularidade e/ou anatômico-funcionais dos olhos, você as descreve como intermitentes, esporádicas. Sugiro que procure um neuro-oftalmologista e investigue as queixas.

Alucinações visuais são descritas em patologias como AVC, esclerose múltipla, epilepsia, demência frontotemporal e doença de Parkinson entre outras.
O córtex cerebral associativo é a parte do cérebro que nos permite comparar sensações (visuais, térmicas, olfativas,táteis e auditivas) causadas por estímulos atuais à outras já percebidas anteriormente, estabelecendo um padrão e modulando nosso comportamento e julgamento a respeito desses estímulos. O hemisfério direito é o responsável pelos erros de percepção e onde podem se originar as alucinações (e/ou ilusões).
Algumas drogas (as mesmas usadas para tratar ansiedade e outros distúrbios neuropsiquiátricos) podem causar alucinações visuais também. Na bula esses efeitos colaterais são citados como “distúrbios visuais”.

Anúncios