“Tenho ceratocone. Uso lentes de contato RGP e utilizava a solução HIDRO HEALTH RGP para limpá-las, desinfectá-las. A última vez que procurei na farmácia não o encontrei para poder comprar e acabei comprando o OPTI-FREE EXPRESS, porém na embalagem do Opti-free diz que ele é para ser utilizado em lentes gelatinosas e hidrogel. Minha dúvida é: posso usar o OPTI-FREE, que é pra lentes gelatinosas e hidrogel, em minhas lentes, que são Rígidas Gás Permeáveis? Tenho medo de usar e acabar danificando minhas lentes, que são bem caras. Se puder me esclarecer serei imensamente grato”.

 

Conforme Manual do usuário (de lentes de contato) de autoria da Dra. Cleusa Coral Ghanen Oftalmologista de Santa Catarina (www.coral-lentes.com.br), à pagina 21: “Desinfecção química das lentes gás-permeáveis: Pode-se utilizar soluções específicas ou multi-uso, onde elas devem ser conservadas, pelo menos por 4 horas. As específicas são: Duracare e Totalens (Allergan); Opti-Soak (Alcon). As multi-uso: Boston Simplicity (Bausch & Lomb) e Unique-pH (Alcon)”.
Então o ideal é que sejam usadas soluções especificas recomendadas pelos fabricantes das lentes gás-permeáveis. Mas o que nunca deve ser feito é usar substancias próprias para LC RGP em lentes hidrofílicas (gelatinosas).
Veja mais detalhes em http://www.coral-lentes.com.br/index.php?id=7&pg=7
E cuide bem das suas lentes (e dos seus olhos)!

 

Abs,

Anúncios